FIGURINO


  • O figurino no Brasil – contexto social e visual Elemento de grande comunicação em um espetáculo, o figurino possibilita ao ator o auxílio na imersão em seu personagem e a forma de explicitar isso ao público, trazendo uma dimensão visual de sua atuação. Podemos compreender que, como espaço, o figurino emoldura o personagem, colocando-se como elemento visual capaz de expressar dramaticidade e situar o espectador no contexto do espetáculo. 
  • As funções do figurino são: Caracterização, localização dramatúrgica, identificação ou disfarce e a localização do gestus global ou social. Do ponto de vista da produção, as condições paupérrimas do teatrinho do Vergueiro se repetiam no Arena, pois, se as funções de “espetáculo” : cenografia ,roupas, iluminação, desenho de produção, comunicação visual eram entregues pela primeira vez a mãos especiais, deixando de lado a improvisação, não se reconhecia, porém, a importância de uma infraestrutura específica. "Trabalhávamos com “cuspe” e transformamos, num golpe de mágica, aquela caixinha em mil lugares e transportamos a plateia para todas as situações dramáticas a que nossa imaginação levava." Podemos observar duas questões no trabalho de Flávio Império: o artesanal e a característica de envolvimento com a realidade e o contexto social brasileiro, principalmente com seu envolvimento com o Teatro Arena. No Teatro de Arena era comum se ver artistas talentosos atuando com vestimentas simples e improvisadas, pois a falta de infraestrutura impossibilitava o responsável pelo figurino de expandir seu talento e luxo. Nos dias de hoje com uma verba melhor e mais recheada pode-se ver o investimento dos responsáveis em figurinos mais sofisticados e maquiagens artísticas bem melhores do que se encontrava nos tempos antigos.
ANTIGAMENTE:




ATUALMENTE:



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